quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Dirigente do Flamengo confirma vontade de repatriar Juan

Em entrevista à Super Rádio Brasil, Gerson Biscotto,vice-presidente rubro-negro, confirmou o desejo de trazer o zagueiro de volta

Mesmo sendo titular nos últimos jogos, Juan não deve continuar no Inter em 2016 (Lucas Uebel/ Getty Images)
Mesmo sendo titular nos últimos jogos, Juan não deve continuar no Inter em 2016 (Lucas Uebel/ Getty Images)

Praticamente confirmado na lista de dispensas do Internacional para a próxima temporada pela idade avançada e pelo alto salário, o zagueiro Juan têm chances de retornar ao Flamengo. Em entrevista à Super Rádio Brasil, do Rio de Janeiro, Gerson Biscotto, vice-presidente de Futebol do Rubro-Negro, confirmou a vontade de repatriar o ex-zagueiro da Seleção Brasileira.
“É um dos nomes que conversamos, estamos aguardando. O planejamento para 2016 está quase finalizado, mas ainda não temos um presidente eleito e seria injusto contratar já, sem o aval de um novo mandatário. O Juan já conhece o clube, é flamenguista, então tem o interesse”, afirmou o dirigente.
Revelado pelo Flamengo, Juan deixou o clube em 2002, acertando com o Bayer Leverkusen. Destaque no clube alemão, se tornou um dos melhores brasileiros em sua posição, disputando as Copas do Mundo de 2006 e 2010 como titular.
De volta ao Brasil em 2012, ele assinou pelo Internacional, passando por altos e baixos. Com 36 anos e contrato se encerrando em dezembro, ele não deve permanecer no Colorado.
A defesa é justamente um dos setores mais criticados no atual elenco do Flamengo. Por mais que Samir já tenha recebido propostas para deixar o clube rumo à Europa, ele não traz confiança ao torcedor, bem como os companheiros César Martins, Wallace e Marcelo.

Real Madrid busca a contratação de revelação do Chelsea

Clube merengue pretende contar com mais jovens atletas a partir de 2016; entre estes, o meio-campista Loftus-Cheek seria um dos principais alvos

Loftus-Cheek é um dos alvos do Real na próxima janela (Getty Images)


Em mau momento na Barclays Premier League, o Chelsea pode perder atletas na próxima janela de transferências. Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, o Real Madrid estaria interessado em Ruben Loftus-Cheek, revelação dos Blues da atual temporada.
De acordo com a publicação, o meio-campista seria mais um entre os jovens que o presidente merengue, Florentino Pérez, deseja contar a partir de 2016.
Além do time londrino, Loftus-Cheek despertou interesse em equipes como Manchester United, Manchester City e Bayern München.
A fase do Chelsea pode influenciar na saída do talento de 19 anos. No atual momento, os comandados de José Mourinho ocupam a 15ª colocação do Campeonato Inglês, com 14 pontos.

Não há espetáculo maior no futebol que o trio MSN

Eu não achava que seria possível, mas cada jogo do Barcelona é uma prova de que sim, o trio MSN consegue nos deixar cada vez mais boquiabertos. Um estrondoso 6 a 1 sobre a Roma com participação dos atacantes em todos os gols: foram dois de Suárez, dois de Messi, um de Piqué com assistência do argentino e outro de Adriano, na sobra de um pênalti perdido por Neymar que o próprio camisa 11 havia sofrido.

Chutes perfeitos, como o do terceiro gol, marcado por Luisito. Trocas de passes hipnóticas, como no primeiro gol de Messi. Esse, aliás, foi o grande gol da partida. Toques rápidos em um pedaço pequeno do campo. Controle de bola perfeito, raciocínio veloz para encontrar o companheiro melhor colocado.

O que vemos em campo todo jogo é a prova de que Messi, Suárez e Neymar foram feitos para jogarem juntos no Barcelona.

Quero destacar especialmente o uruguaio. Lá por abril ou maio de 2015, quando ele já estava fazendo gols e decidindo jogos para o Barça, eu falava aqui que nosso camisa 9 ainda não estava totalmente adaptado ao clube, algo que só aconteceria na atual temporada, quando ele encontraria seu auge.

Confesso que quando o triplete foi conquistado, já não estava tão certo desse pensamento. Suárez estava totalmente à vontade no esquema de jogo de Luis Enrique e parecia estar em sua melhor forma. Os 10 gols nos últimos 6 jogos mostram que, no final das contas, o raciocínio estava certo. Luisito está, na temporada atual, totalmente adaptado ao Barcelona, e vive seu auge na carreira.

Junte isso ao melhor jogador da história e à enorme ascensão de Neymar - que, mesmo com Messi de volta e sem fazer seu gol, ainda teve uma grande atuação - e temos o melhor trio de ataque da história.

Getty Images
Getty Images
Os três melhores do mundo vestem a camisa do Barcelona: o espetacular trio MSN

A vitória sobre a Roma, a maior de um time espanhol contra um italiano em competições europeias, foi um festival de boas notícias. Samper jogou o segundo tempo inteiro e foi muito bem. Deu 31 passes, acertou 30, mais do que qualquer jogador da Roma. Seguro e talentoso, como o esperado. Adriano entrou no segundo tempo no lugar de Sergi Roberto, jogou como meia e foi bem, sua melhor partida pelo Barcelona nas últimas duas temporadas.

E o que dizer de Piqué? Enfim conseguiu seu gol! Quando o Barça fez 3 a 0, o zagueiro já começou a rondar a área em busca de fazer parte da festa. Conseguiu depois de um passe de Messi, com o gol aberto, foi só empurrar pras redes. Mesmo sendo substituído logo em seguida, não deu pra ele esconder sua felicidade.

Mesmo tomando um gol no último lance do jogo, Stegen também merece destaque por algumas boas defesas e por ter defendido um pênalti. Mais um jogo sólido da defesa, não há dúvidas que os problemas do começo da temporada ficaram no passado.

Foi outro baile do Barcelona. O placar de novo foi pequeno perto do domínio blaugrana - 6 a 1 foi pouco. Mais uma grande atuação de todo o time e mais uma grande oportunidade para ver Messi, Suárez e Neymar, o maior espetáculo do futebol atual.

Wallace vê Flamengo melancólico e lamenta ano sem títulos.


O zagueiro Wallace é tido como uma referência no Flamengo. Carregando a faixa de capitão, que simboliza a liderança no elenco, ele dificilmente foge às perguntas e algumas de suas respostas são consideradas polêmicas. Escolhido para conceder coletiva após o treino desta quarta, o jogador admitiu que o clube vive um clima melancólico com o fato de não ter mais chances de conquistar uma vaga na próxima Copa Libertadores.
O clima que existe hoje no Flamengo é realmente melancólico. O Flamengo, pelo que representa, não pode vir terminando os Brasileiros da maneira como vem terminando. É algo lamentável, desmotivante. Na minha carreira, por exemplo, é o primeiro ano que passo sem conquistar um título relevante”, contou o defensor, que apesar dos altos e baixos, defende a permanência de Oswaldo de Oliveira para 2016.As possibilidades, que já eram remotas, deixaram de existir após o empate por 1 a 1 com a Ponte Preta, no domingo passado, em jogo disputado em Brasília (DF). Revelado pelo hexacampeão Corinthians, Wallace atravessa seu primeiro ano sem conquistas na carreira.
Apesar de não se esquivar das perguntas mais picantes, Wallace admitiu não ter resposta para o rendimento inconstante do time ao longo da temporada. O zagueiro lembrou que o Rubro-Negro teve um bom início no Campeonato Carioca, mas desandou após perder o título estadual para o Botafogo.
“Sinceramente não sei o que houve. Temos uma boa equipe, mas ela não deu liga. Não estou querendo criticar ninguém com essa frase e nem ficar apontando o dedo. O futebol é resultado e quando ele não acontece a confiança também vai embora. Sequer fomos para a final do Campeonato Carioca e o ano, que seria promissor, se tornou o mais tenso desde que estou aqui”, reconheceu.
Sem comentar sobre as eleições presidenciais do clube, marcadas para dia 7 de dezembro – um dia depois do término do Brasileirão -, Wallace notou evolução em termos estruturais apesar dos resultados regulares da temporada.“O Flamengo se tornou uma referência e hoje todo mundo quer vir jogar aqui. O clube tem credibilidade e readquiriu seu respeito. Logicamente que estou falando em estrutura, pois como instituição e clube o Flamengo nunca deixou de ser respeitado “, falou.
Dentro de campo, o elenco trabalhou a questão física e o aspecto técnico após dois dias de folga. Alguns titulares, como o lateral esquerdo Jorge e os atacantes Emerson Sheik e Paolo Guerrero ficaram reforçando a musculatura na academia. O Flamengo volta a campo no domingo, às 19h30 (de Brasília), quando visita o Atlético-PR na Arena da Baixada, pela penúltima rodada. O time ainda tem um compromisso por cumprir no dia 6 de dezembro, quando se despede da temporada recebendo o Palmeiras no Rio de Janeiro.

eal Madrid passa sufoco no final mas bate o Shakhtar por 4 a 3

Time de Benítez começou bem, time ucraniano se recuperou e quase empatou a partida


Shakhtar Donetsk x Real Madrid na Champions League
Real Madrid enfrentou o Shakhtar Donetsk nesta quarta-feira pela quinta rodada da Champions League. O time espanhol chegou abalado pela derrota por 4 a 0 para o Barcelona no sábado e, apesar de já estar classificado para as oitavas, precisava da vitória para mostrar que estava recuperado na goleada para o arquirrival. O Real venceu, mas não convenceu. Abriu 4 a 0, deixou o Shakhtar crescer no jogo e levou 3 gols seguidos. O apito do árbitro salvou o time merengue do que seria um empate com gosto de derrota. No final, 4 a 3 para o time de Rafa Benítez, classificação garantida em primeiro lugar do grupo A e a impressão de que o time ainda tem muito a evoluir para não passar vergonha nas oitavas de final da Champions. Para o Real marcaram Cristiano Ronaldo (2), Modric e Carvajal. Alex Teixeira também marcou dois e Dentinho, que entrou no segundo tempo, fez o terceiro do Shakhtar.
As duas equipes voltam a campo na última rodada da fase de grupos da Champions em 8 de dezembro, terça-feira. O Shakhtar vai até Paris encarar o PSG e o Real recebe o Malmo no Santiago Bernabéu.
Acompanhe como foram os lances de Shaktar 3x4 Real Madrid no minuto a minuto:
Link permanente da imagem incorporada

Drible de goleiro do Flamengo é eleito o lance mais plástico da 36ª rodada

Paulo Victor teve frieza em fintar Alexandro, da Ponte Preta e, dessa maneira, ficou com 59,9% dos votos. Arrascaeta, do Cruzeiro ficou em segundo, seguido de Romero.



A lista de abusados do "É Gol!!" tem um "intruso". O goleiro Paulo Victor, que já apareceu em algumas vezes como candidato a "vilão", agora foi o grande vencedor desta enquete, após mostrar sangue frio e executar um bonito drible. O atleta do Flamengo ficou com 59,9%, seguido de Arrascaeta, do Cruzeiro, com 16,43%, Romero, do Corinthians, com 15,94%, Mário Sérgio, do Joinville, com 4,35% e Keno, da Ponte Preta, com 3,38%.

O lance vencedor aconteceu no empate de 1 a 1 entre Flamengo e Ponte Preta. O arqueiro rubro-negro deu uma finta no atacante Alexandro, da Ponte Preta, e saiu jogando com estilo.
Paulo Victor Flamengo É Gol!!! (Foto: Reprodução SporTV)Paulo Victor mostrou sangue frio ao driblar atacante da Ponte Preta (Foto: Reprodução SporTV)
O uruguaio Arrascaeta mostrou que tem muita habilidade. o meia cruzeirense, aos 32 minutos do primeiro tempo, deu uma linda caneta no defensor do Verdão e lançou para Willian.

Na partida em que recebeu o troféu de hexacampeão brasileiro, o Corinthians também protagonizou um lance bonito. O responsável foi Romero, que linha de fundo, driblou Reinaldo de letra e foi derrubado na área pelo jogador tricolor. A jogada originou o pênalti que Cristian converteu para fazer o último gol da goleada por 6 a 1 do Timão contra o São Paulo.

Na quarta colocação, Mário Sérgio, durante a partida entre Joinville e Vasco, colocou a bola entre as pernas de Rafael Vaz, driblou mais um marcador e cruzou para Kempes cabecear para defesa de Martín Silva. Já na quinta posição, Keno, da Ponte Preta deu um lindo lençol no lateral Ayrton e partiu para o ataque em velocidade.

Santistas reclamam de 'porrada' do Palmeiras e querem ignorar vantagem na final.


Os jogadores do Santos deixaram a primeira partida da final da Copa do Brasil comemorando o triunfo por 1 a 0 sobre o Palmeiras, na Vila Belmiro, mas também reclamando do excesso de faltas cometidas pelo adversário, na noite desta quarta-feira, em Santos.

O Palmeiras teve o lateral Lucas expulso após chutar a bola no meia Lucas Lima, no segundo tempo. No final da partida, ainda houve discussão entre os dois times.
"Desde o início eles [Palmeiras] queriam isso. Deram porrada desde o primeiro minuto. O juiz só expulsou o jogador deles já no final. Se tivesse feito isso logo no começo teria evitado a confusão", disse o zagueiro santista David Braz.
 
622 a1f2be2d 4c04 3df2 a0e2 d0eb41fc71fc
Antero crava Palmeiras campeão após gol perdido por atacante santista
"Difícil explicar aquela jogada. Ele [Lucas] estava bravo e chutou a bola em mim. Eles ficaram procurando algo para nos desconcentrar, mas vencemos", disse Lucas Lima.
Sobre o placar, os jogadores do Santos disseram que o time tentará ignorar a vantagem de jogar pelo empate em São Paulo, na próxima quarta-feira, e tentará nova vitória.
"O empate é nosso. Vamos jogar com inteligência, cientes disso, mas vamos jogar para vencer. Não podemos pensar no empate. A vantagem ajudará a jogarmos de maneira inteligente e em busca de nova vitória", afirmou David Braz.
 
622 1598ae5d f44b 3866 9251 a7dac445a26a
Veja o gol da vitória por 1 a 0 do Santos sobre o Palmeiras
Outro lado
Expulso, o lateral palmeirense Lucas também culpou a arbitragem por toda a confusão.
"Se o árbitro tivesse dado cartão para o Lucas Lima, ele teria evitado tudo isso que aconteceu. Naquele lance, o Lucas deixou o braço no meu rosto", justificou o palmeirense.

Para Riquelme, Iniesta supera CR7 e Messi e é o melhor do mundo.


  • Para Riquelme, Iniesta tem mais qualidade do que Cristiano Ronaldo
    Para Riquelme, Iniesta tem mais qualidade do que Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Lionel Messi, do Barcelona, são candidatos fortes na disputa da Bola de Ouro de 2015. Apesar disso, o argentino Riquelme acredita que outro atleta deveria levar a premiação de melhor jogador do mundo: Iniesta.
De acordo com o ex-jogador de Barcelona, Villarreal e Boca Juniors, CR7 e Messi têm qualidade, mas Iniesta supera ambos os craques.
"Cristiano e Messi marcam muitos gols, fazem coisas diferentes porque são mais rápidos que os demais, mas Iniesta segue sendo o melhor. Iniesta te ensina a jogar bola, faz tudo que uma pessoa quer ver das arquibancadas. É o único jogador de futebol que te ensina a cada partida", disse Riquelme canal de televisão DXTV.
A cerimônia de entrega da Bola de Ouro deste ano será no dia 11 de janeiro de 2016, na sede da Fifa, em Zurique. No tradicional evento, também serão anunciados o melhor treinador do ano, a melhor jogadora no futebol feminino, o vencedor do Prêmio Puskás - que é entregue ao atleta responsável pelo gol mais bonito do ano -, e os integrantes da seleção de 2015.

Dorival rebate Nobre e acha que Santos foi mais prejudicado pela arbitragem que o Palmeiras.

Após o fim da primeira partida da decisão da Copa do Brasil, o técnico do Santos, Dorival Jr., rebateu o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre. O mandatário do time da capital disse que o clube alviverde foi prejudicado pela arbitragem conduzida, em boa parte do jogo, por Luiz Flávio de Oliveira - ele se lesionou e foi substituído depois por Marcelo Aparecido de Souza. Para Dorival, no entanto, foi o clube alvinegro o mais prejudicado, mesmo vencendo por 1 a 0.

"Acho que houve a penalidade, como também tive a mesma impressão no lance do Jackson. Foi a impressão que tive. Não tenho a certeza, porque não vi vídeo até agora. Era um contra-ataque para nós, estávamos saindo, e houve o movimento. Se houve uma equipe prejudicada, isso seria no segundo tempo. O Santos foi muito mais. Ficaríamos com um jogador a mais desde o primeiro tempo. Será que talvez aconteceria essa jogada do segundo? Temos de pensar muito bem para saber quem foi prejudicado neste momento. Foi em cima do momento, da situação. Da rapidez do lance. A impressão que tive foi que realmente houve um tranco no Barrios. Da mesma forma, achei que o Jackson deveria sair da partida", afirmou o treinador.

Sobre o jogo, o treinador afirmou que a equipe vai manter o estilo de jogo na partida de volta, no Allianz Parque, e que o centroavante Nilson foi "infeliz" no lance em que perdeu um gol mesmo estando sozinho na jogada. 

"O Santos tem uma maneira de jogar. Temos um perfil de ataque de busca e gol. Não posso mudar isso na última rodada. A não ser que o Palmeiras nos impeça de criar. o Santos não tem outra forma de jogar. Não vamos defender resultado. Vamos tentar jogar para buscar o gol como fizemos na competição. Espero que tenhamos mais bola em andamento. Isso será fundamental para um jogo decisivo. A troca é porque nós estávamos buscando, tentei até o ultimo momento. Tivemos a chance do segundo gol e ele não foi feliz. Uma pena."

De acordo com ele, o gol não teria mudado em na da situação do clube na decisão, muito menos ter garantido o título da Copa do Brasil. "Não, o Santos teria que brigar em qualquer situação. A vantagem foi boa. Não podemos desprezar. Sei o que a equipe pode produzir. Sinto que isso vai acontecer, pelo momento e confiança. Não vejo dessa forma (perder o título). Foi um jogo truncado e importante um resultado inicial".
 
622 076cbd34 a987 3909 a877 198a5799a295
Atacante reserva do Santos perde gol inacreditável no último lance da final na Vila
A partida de volta será disputada na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Allianz Parque, com transmissão da ESPN Brasil e do WatchESPN, além de acompanhamento em tempo real do ESPN.com.br

Muricy é o nome para o ano novo do Flamengo

Técnico se mostra receptivo à sondagem, mas aguarda eleições

O DIA
Rio - Muricy Ramalho se mostrou receptivo quando foi sondado pelo Flamengo. Nome preferido do atual vice de planejamento rubro-negro, Flavio Godinho, o treinador deu sinal verde para uma conversa futura. Prefere, porém, esperar o resultado das eleições no clube para avançar nas tratativas. Se o atual presidente Eduardo Bandeira de Mello for reeleito, a negociação deve esquentar, embora a diretoria ainda não tenha batido o martelo sobre a saída de Oswaldo de Oliveira.
Muricy pode ser o novo treinador do Flamengo
Depois de o time ganhar seis partidas seguidas no Brasileiro sob o comando de Oswaldo, a sequência de sete derrotas, dois empates e apenas duas vitórias quebrou o encanto da diretoria. Em entrevistas recentes, Muricy desconversou sobre a sondagem, mas elogiou a atual gestão do clube. Assegurou, porém, que não negocia com clubes cujo cargo de técnico esteja ocupado.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo
O clima no Flamengo é de fim de festa, mesmo antes da chegada do réveillon. Sem muitos motivos para brindar, o elenco rubro-negro faz sua reserva de pedidos para o ano novo. O capitão Wallace, perguntado sobre a importância da permanência de Oswaldo, afirmou desejar a continuidade.
“A equipe que foi campeã manteve o treinador por todo o ano, o Atlético manteve o Levir. Talvez para nós, jogadores, não seja fácil nos adaptarmos a mudanças. Faz com que tenhamos de nos readaptar a um novo trabalho”, disse o capitão, que, no entanto, garante não ter informações sobre as movimentações da diretoria: “Não posso falar, porque não sei. A gente torce para que ele (Oswaldo) fique.”

Copa do Brasil – Santos vence Palmeiras por 1 a 0 no primeiro jogo da decisão

O Santos abriu vantagem para ser campeão da Copa do Brasil. Na primeira partida da decisão, na Vila Belmiro (público de 14.116 pagantes), a equipe venceu o Palmeiras, por 1 a 0. O gol foi de Gabriel, no segundo tempo. O atacante já havia perdido um pênalti no início da partida. Na próxima quarta-feira (2), a equipe da Baixada joga por um empate em partida a ser realizada na Arena do Palmeiras. Não há gol qualificado na decisão da Copa do Brasil. Qualquer placar por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Chances de gol

O jogo começou alucinante com duas chances claras de gol. Com 20 segundos de jogo, Gabriel Jesus sofreu falta na entrada da área pela esquerda. Na batida de Robinho, Vanderley espalmou e Jackson perdeu o gol na entrrada da pequena área. Na jogada seguinte, foi a vez do Santos responder. Lucas Lima bateu o escanteio, Arouca segurou Ricardo Oliveira. O juiz marcou pênalti para o Santos. Gabriel chutou na trave. Era só o começo da história da primeira final entre os clubes paulistas.
Com 12 minutos de jogo o Palmeiras perdeu Gabriel Jesus, que machucou o ombro. NO lugar dele, o atacante Kelvin. Na sequência, Zeca teve boa chance. Driblou Robinho e chutou forte. O goleiro Fernando Prass espalmou. O Santos não sentiu o pênalti perdido e foi para o ataque. O time da capital tentava explorar contra-ataques, mas era mais lento do que a equipe do litoral. Com propostas diferentes, o jogo passou a ficar mais equilibrado, e com número maior de erros de passes.
Com presença maior no ataque, o Santos criava chances claras. Aos 39 minutos, Ricardo Oliveira recebeu passe de Vitor Ferraz e, na cara do gol, chutou fraco. Fernando Prass salvou com o pé. O Palmeiras foi para o intervalo pressionado na partida.

Exagero de erros

Para o comentarista Claudio Carsughi, da Rádio Nacional, o jogo não teve qualidade técnica esperada. “Mesmo os jogadores mais importantes dos times erraram muitos passes e finalizações. A partida ficou aquém das expectativas. De toda forma, o Santos foi melhor. O Palmeiras só teve uma chance”, explicou. Para ele, se tivesse saído um gol, o jogo poderia ter sido diferente.

Segundo tempo

As posturas da equipe eram as mesmas depois da volta do intervalo. Aos dois minutos, Gabriel perdeu chance sozinho dentro da área. De novo, Fernando Prass salvou a equipe alviverde. Aos cinco minutos, foi a vez do Palmeiras reclamar um pênalti em cima de Barrios. O juiz não viu falta no lance.
Um fato curioso aconteceu aos 23 minutos, quando o árbitro Luiz Flávio de Oliveira passou mal e deixou o jogo. Marcelo Aparecido de Souza passou a comandar a partida. O jogo voltava a ser equilibrado, e o Palmeiras valorizava o empate, mas não conseguiu segurar a pressão. Aos 33, em uma jogada pela esquerda, Ricardo Oliveira tocou para Gabriel, que, desta vez, não perdeu e abriu o placar. O Palmeiras tentou ensaiar uma reação, mas que foi interrompida pela expulsão do lateral Lucas (chutou a bola em cima do xará Lucas Lima, do Santos). Ainda deu tempo para Nilson perder gol incrível, depois que Ricardo Oliveira driblou Fernando Prass

Ficha do jogo

25 de novembro
Santos 1 x 0 Palmeiras
Primeiro jogo da Final da Copa do Brasil 

Santos – Vanderlei, Victor, David, Gustavo e Zeca, Renato, Thiago Maia, Lucas Lima, Gabriel, Ricardo Oliveira e Marquinhos Ga briel
Palmeiras – Fernando Prass, Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto, Arouca, Matheus Sales (Amaral), Robinho, Dudu, Gabriel Jesus (Kelvin) e Barrios (Rafael Marques)

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Candidatos debatem perfil de treinador do Flamengo para 2016

 

      Ocupando o meio da tabela do Brasileirão, o clima no Flamengo já é de trabalhar no planejamento para 2016. As projeções, no entanto, passam necessariamente pelas eleições à presidência do próximo dia 7 de dezembro. Assim, os três candidatos já visualizam o perfil dos treinadores que gostariam que comandassem o time na próxima temporada caso sejam eleitos.  

O atual mandatário, Eduardo Bandeira de Mello, que busca a reeleição pela Chapa Azul, começou a descrever o profissional que gostaria de ver no comando do Rubro-Negro. “Na minha visão, não precisa ser um nome de grife, um salvador da pátria. Tem que ser um treinador antenado, moderno, que saiba dar treinamentos com o que há de mais moderno no futebol mundial e busque a excelência”, declarou, em debate realizado na Espn.
Mas, quando parecia que estava sugerindo uma troca no atual comando técnico da equipe, fez uma ressalva. “Isso não quer dizer que vamos substituir o Oswaldo de Oliveira, até porque acredito que ele tem todos esses predicados”, completou.
Já na opinião de Wallim Vasconcellos, da Chapa Verde, que era aliado de Bandeira na eleição no fim de 2012 e foi vice-presidente de futebol em sua gestão mas rompeu com o atual mandatário, o técnico para o Flamengo deve ter um perfil aguerrido, determinado, e a vinda de um estrangeiro que se enquadre em tal perfil é vista com bons olhos.
“Tem que ser um treinador vencedor, com sangue nos olhos, não pode ser acomodado. Tem poucos disponíveis no Brasil com essa característica. Vamos conversar com dois ou três, ouvir seus planos para o Flamengo, e escolher o técnico como uma empresa escolhe seus funcionários. Não pode ser um aprendiz. Se não encontrarmos no Brasil, podemos buscar, o mercado sul-americano tem bons treinadores, precisamos encontrar alguém com o tamanho do clube”, definiu o agora opositor.
Por último, o candidato da Chapa Branca, Cacau Cotta, que foi vice-presidente do clube durante a administração de Patrícia Amorim, defende a utilização de um treinador “da casa”, e cravou que, sob sua administração, os nomes seriam Jayme de Almeida como técnico e Andrade, campeão brasileiro no comando do time em 2009, como auxiliar técnico.
“A história do Flamengo pede treinadores caseiros. Andrade, Carlinhos, Jayme, Zagallo. Para começar, em 2015 eu já iria de Jayme com Andrade de auxiliar. Se ganharmos, ganhamos todos, mas se perdermos, eu perdi, porque assumo a responsabilidade e assim será comandado nosso futebol”, defendeu.
Estádio e propostas
Durante o debate, ambos os opositores criticaram o modelo atual de gestão, enquanto Bandeira defendeu que sua eventual próxima administração seria pautada por continuidade e correção de erros que tenham sido cometidos. Um dos pontos pedidos pelos opositores é a obtenção de um melhor acordo para a utilização do Maracanã e, no caso de Cacau Cotta, a construção de um novo estádio para o clube.

Lédio analisa possível chegada de Juan ao Flamengo: "Boa contratação"

Clube rubro-negro tem negociado para repatriar zagueiro, que é cria da base

Com poucas chances de chegar ao G4 do Campeonato Brasileiro, o Flamengo, atualmente na 11ª posição, com 47 pontos, já começa a olhar para o mercado para analisar futuras contratações já pensando num ano melhor em 2016. Um nome que tem aparecido com força junto a diretoria é do zagueiro Juan, criado na base do clube rubro-negro e que está atualmente no Internacional. Segundo Lédio Carmona, durante o "Seleção SporTV", esse seria um bom reforço.
- Acho Juan uma boa contratação (...) Ele é rubro-negro, quer encerrar a carreira no clube. Esse negócio pode ser bom. É uma boa - afirmou o comentarista do SporTV.
Juan Internacional (Foto: Agência Getty Images)Juan atualmente joga no Internacional
 
Ricardo Rocha também concordou com o companheiro. Segundo o ex-jogador, a chegada do zagueiro, que tem bastante experiência, iria ajudar principalmente nos jovens talentos do time. No entanto, para ele, o clube precisa ter consciência de que ele não atuará sempre.

- O Flamengo tem que ver essa contratação do Juan. A idade chega, ele não vai jogar todas as partidas. Ele é um excelente zagueiro e vai ajudar muito esses jogadores jovens - disse.
Com o clube já confirmando um orçamento maior para 2016 para reforçar o elenco, muitos jogadores estão no radar da diretoria. Lédio até brincou com essa situação do nome do Flamengo sempre estar envolvido com os de muitos atletas.

- Quem o Flamengo não quer? Mas todas as notícias de mercado que vejo o Flamengo está no meio, todos os jogadores. Até vi um jogador agora que o Flamengo estava querendo junto com o Grêmio e Inter... O Everton Ribeiro. Esse seria um processo de empréstimo, porque fez uma opção de carreira e ficou distante da seleção brasileira. Ninguém fala mais dele e do Ricardo Goulart - completou o jornalista.