quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ataque de nervos: Guerrero e Sheik lideram média de faltas e cartões

Dois principais jogadores do Flamengo também foram os mais faltosos do time na derrota para o Vasco, no domingo; peruano fez sete, uma a mais do que o camisa 11.


Guerrero leva cartão amarelo em Flamengo x Santos (Foto: Marcello Dias / Futura Press / Estadão Conteúdo)

Duas principais contratações do Flamengo para o segundo semestre, Guerrero e Emerson Sheik já deram resultado em campo em algumas oportunidades, decidindo alguns jogos desde que chegaram à Gávea. Mas também têm chamado atenção pelo nervosismo. São líderes da equipe em média de cartões e faltas cometidas por partida no Campeonato Brasileiro.
O peruano é o primeiro colocado em ambos os quesitos. Tem quatro amarelos em nove jogos (média de 0,44) e 21 faltas (2,33). Na Copa do Brasil, fez mais três partidas e não levou advertências, porém fez seis faltas (duas por confronto). 
Sheik vem logo atrás, com 31 infrações em 16 jogos (1,94) no Brasileirão. Em média de cartões, com cinco recebidos, fica atrás de Guerrero e Jorge, que levou o mesmo número de advertências com uma partida a menos no total.
Na Copa do Brasil, em compensação, o camisa 11 teve 100% de "aproveitamento". Enfrentou Náutico e Vasco (duas vezes) e levou cartão amarelo em todos. Fez cinco faltas (média de 1,66).
Cartões Sheik e Emerson (Foto: Globoesporte.com)
Embora tenham protagonizado o gol rubro-negro no clássico do último domingo, contra o Vasco - Guerrero tocou de cabeça para Sheik marcar -, os dois foram os flamenguistas mais faltosos da partida. O peruano fez sete, uma a mais do que o companheiro de ataque.
O técnico Oswaldo de Oliveira, aliás, disse ter sentido que Sheik estava muito nervoso no início da derrota por 2 a 1 para o arquirrival.
- Também achei que ele estava muito agitado no início do jogo, mandei até um recado para que se acalmasse, porque fez faltas consecutivas no início. O afastamento dele da equipe e de termos perdido na ausência dele acho que mexeram com o temperamento dele - afirmou.
O técnico certamente usará a semana de treinos no Ninho do Urubu para tentar acalmar os ânimos da dupla. O próximo desafio do Flamengo é contra o Joinville, neste domingo, às 11h, no Maracanã. E Sheik vai desfalcar o time justamente pela suspensão devido ao acúmulo de cartões amarelos. 
*Com a camisa do Flamengo. Sheik e Guerrero fizeram dois e três jogos pelo Corinthians no Brasileiro 2015, respectivamente.

Ronaldinho decepciona e se despede do Cartola com a 4ª pior média do ano

Craque deixa o Fluminense com apenas sete partidas disputadas no Brasileirão 2015.


Fluminense x Grêmio, Maracanã, Ronaldinho (Foto: André Durão)

Autor da terceira maior pontuação da história do Cartola FC, o meia Ronaldinho criou muita expectativa entre os cartoleiros ao ser anunciado pelo Fluminense, em julho. Porém, pouco mais de dois meses depois, a euforia deu lugar a frustração. O craque anunciou seu adeus do Fluminense na noite de segunda-feira, sem gols e assistências, e com uma péssima média de -1.42 pontos - a quarta pior do game no ano.
Da estreia diante do Grêmio, no Maracanã, até o jogo derradeiro com o Goiás, no último sábado, Ronaldinho somou sete partidas no Brasileirão com a camisa 10 do Fluminense. E em apenas uma oportunidade o craque não negativou no Cartola: na derrota para o Avaí por 1 a 0, na Ressacada, pela 17ª rodada, quando somou 2.1 pontos. 
Em sua estreia, ele até iniciou a jogada que resultou no gol de Marcos Júnior, que garantiu a vitória por 1 a 0, mas foi só. Na mesma partida, deu pistas de que sua jornada no Cartola não seria das melhores (veja o vídeo com o detalhamento de sua pontuação na estreia). Com dez passes errados, o camisa 10 fechou o jogo com -3.3 pontos, o que seria a sua segunda pior marca no game nesta curta passagem.
Curiosamente, a pior pontuação de Ronaldinho veio no duelo contra o Atlético-MG, clube onde se tornou ídolo por conquistar a Libertadores em 2013. Na derrota por 2 a 1, no Maracanã, o meia errou sete passes, cometeu três faltas e subtraiu 3.6 pontos.
Confira abaixo as pontuações do craque em todas as partidas:
Fluminense 1 x 0 Grêmio
-3.3 pontos

Avaí 1 x 0 Fluminense
+2,1 pontos

Internacional 1 x 0 Fluminense
-0,2 pontos

Fluminense 2 x 1 Figueirense
-2,7 pontos

Fluminense 1 x 2 Atlético-MG
-3,6 pontos

Ponte Preta 3 x 1 Fluminense
-0,8 pontos

Fluminense 2 x 0 Goiás
-1,5 pontos
No entanto, publicação espanhola ‘se enrolou’ na hora de citar as fontes das informações
Diário AS, da Espanha, afirmou que o Real Madrid está de olho em Jemerson, zagueiro do Atlético-MG. No entanto, a matéria que garantiu o interesse merengue pelo jogador foi publicada com algumas divergências, e as fonte das informações citadas pelo periódico desconhecem o fato.
Primeiramente, os espanhóis afirmaram que a Rádio Inconfidência foi a responsável pela informação. Contudo, o veículo negou qualquer ligação com o fato.
Depois, os espanhóis disseram que as especulações partiram da Rádio Alvorada de Belo Horizonte. Mesmo assim, esta também negou que tenha fomentado qualquer notícia neste sentido.
 Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação
Em entrevista ao 'Superesportes', o empresário do jogador, Alex Zica, negou que tenha qualquer aproximação madrilenha: “Na última janela outros clubes fizeram proposta, foi tudo noticiado pela mídia. Mas agora não tem novidade nenhuma. Ninguém ligado ao Real Madrid me procurou”, destacou.

Da capital ao interior: rivais Fla e Vasco dominam o AM no Mapa das Curtidas 

Pesquisa mostra a força dos municípios do Amazonas na página oficial dos clubes cariocas. Flamengo é o mais curtido em todas as cidades do Estado Nortista.


Flamengo foi o time que mais levou torcida à Arena da Amazônia (Foto: Adeilson Albuquerque)

Em janeiro deste ano, num amistoso de pré-temporada, Flamengo e Vasco entraram em campo na Arena da Amazônia. Era época de férias, o ingresso estava caro, o jogo não valia muita coisa... Mesmo assim, quase 22 mil torcedores foram ao estádio para acompanhar o clássico dos milhões ao vivo. Ali, in loco. Acontece que, no resto do ano, a realidade do torcedor amazonense, que mora a mais de 4.500 km do Rio é outra. E é na base da saudade que flamenguistas e vascaínos se viram para acompanhar de perto seus clubes. 
Uma das saídas para manter a proximidade é a página oficial do time no Facebook. E quando o assunto é curtida, o amazonense mostrou que é fiel aos clubes cariocas. Na última semana o GloboEsporte.com, em parceria com o Facebook, traçou o Mapa das Curtidas dos Times do Brasil. A análise, que leva em consideração 5.570 cidades do país e páginas oficiais de 43 clubes, não é uma pesquisa de torcida.
No levantamento, o Flamengo é absoluto. O time da Gávea o mais curtido em todos os municípios do Estado nortista. O Vasco vem em segundo, mas leva vantagem em outro quesito. Entre os 50 municípios brasileiros que mais curtiram a página do clube, 15 são do Amazonas. No caso do Flamengo, são apenas quatro. 
Mapa abre ranking  (Foto: GloboEsporte.com)
Tudo fruto do interior baré. De Atalaia do Norte, no alto Solimões, a Nhamundá, no Centro Amazonense. E no meio da lista de “curtidores”, uma ou outra região ganha destaque pela diversidade cultural. Santa Isabel do Rio Negro, por exemplo, figura como a 17ª cidade que mais curte o Vasco no Facebook. O município, com população de 21.702, registra, segundo o último levantamento do IBGE, uma comunidade de indígena de 10.749 pessoas. Quase a metade. Mesmo na lista do “top 50” do Vasco, ainda é o Flamengo que lidera, com a torcida de 37,4% dos moradores.
Mas nem só de clube carioca vive a paixão do amazonense por futebol. Na lista de mais curtidos, os nortistas mostraram bom interesse, também, pelo futebol paulista. Em números muito menores, mas ainda assim relevantes, o Mapa mostra que Corinthians e São Paulo também são queridinhos. Palmeiras também chega a aparecer entre os quatro mais curtidos, em alguns poucos municípios.
Vascaínos de Atalaia do Norte comemoram título carioca (Foto: Nailson Carlos R. Tenazor/Divulgação)Vascaínos de Atalaia do Norte comemoram título carioca (Foto: Nailson Carlos R. Tenazor/Divulgação)
E Manaus? Flamengo, entre 2014 e 2015, teve três mandos de campo na Arena da Amazônia. Um pelo Brasileirão, dois pelo torneio amistoso Super Series. Na soma dos três, sai na frente como o time que mais levou público ao estádio. No Facebook, portanto, as curtidas condizem. Entre os 20.020.301 moradores da capital, 44% é Mengão. Vasco aparece com apenas 17% da torcida na sua página oficial.     

Entenda o projeto
O mapa das curtidas foi desenhado em uma parceria do Globoesporte.com o Facebook. O projeto não é uma pesquisa de torcida, mas sim um retrato de curtidas de cada equipe na rede social. Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica – não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população. 

Além disso, no Facebook um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes.

Para desenhar o mapa principal, o GloboEsporte.com consultou estatísticos, matemáticos e fez uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o "mapa de calor" das curtidas de cada time – de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas. 
Cristiano Ronaldo leva alfinetada de Ibrahimovic
EM CAUSA A PASSAGEM DO PORTUGUÊS EM INGLATERRA.







 
Zlatan Ibrahimovic não é conhecido por fazer elogios ou comentários simpáticos e desta vez o alvo foi o português Cristiano Ronaldo.

O sueco, que representa os franceses do PSG, participou num documentário de homenagem a Rooney realizado pela BBC, e não poupou nas críticas a Ronaldo, dizendo que o português levou o crédito pelo trabalho de Wayne Rooney durante a passagem pelo Manchester United.

"Quando jogava com Cristiano Ronaldo ele [Rooney] é que fazia todo o trabalho, mas o mérito era sempre do Cristiano [Ronaldo] porque era ele que estava a marcar os golos. Rooney correu, lutou e sacrificou-se muito para o português", afirmou o dianteiro sueco.

Ibrahimovic revelou ainda o desejo de atuar ao lado de Rooney. "Se eu não conseguir jogar com ele, vou continuar a vê-lo pela televisão. Os grandes jogadores têm boas fases que duram entre um e três anos, não é muito habitual que dure entre cinco ou dez anos como é o caso do Rooney", concluiu.

Refugiados resgatam autoestima e alegria através do amor pelo Flamengo

Apaixonados pelo Rubro-Negro, grupo se une para fundar a Fla-Refugiados, torcida que contempla mais de cinco nacionalidades e promove integração das nações.


                              Mosaico Torcida Fla refugiados  (Foto: Editoria de Arte)

Eles vieram para o Brasil em busca de paz e de melhores condições de vida. Mas encontraram mais que isso. Com o Flamengo, refugiados dos mais diversos cantos da África resgataram sua alegria e autoestima após passar por momentos de grande dificuldade em seus países de origem. O amor pelo time uniu cerca de 30 deles em torno da Fla-Refugiados, uma torcida que surgiu na partida entre Flamengo e Vasco, realizada no fim de agosto e válida pela Copa do Brasil. O grupo participa também do Futebol das Nações, um projeto que é parceria da Cáritas - entidade que atende os refugiados e trabalha na defesa dos direitos humanos - e do Maracanã.
Charly Kongo é um dos membros da torcida. Com 34 anos, ele é uma espécie de porta-voz dos refugiados no Rio de Janeiro e também da Fla-Refugiados. Confiante, ele acredita que a equipe vai conquistar o Campeonato Brasileiro - o Fla venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na última quinta-feira  e entrou no G-4 - e conta que já conhecia o Galinho de Quintino desde a época em que morava na República Democrática do Congo, onde nasceu.
- Vim para cá por conta da instabilidade política e da guerra na minha terra. Há muita violação de direitos humanos, repressão da polícia e não há liberdade de expressão. Já conhecia o Flamengo de lá e principalmente o Zico. É o meu preferido. Ele é muito conhecido no mundo todo – diz com orgulho ao ressaltar que “um dos melhores jogadores do mundo jogou no Flamengo”.
Kongo se diz feliz em terras brasileiras. Residente da Cidade Maravilhosa há sete anos, ele vê o futuro com esperança e se mostra agradecido pela parceria com o clube. Segundo ele, estar naquela partida da Copa do Brasil - os refugiados foram convidados pelo presidente do Maracanã para ver o jogo no camarote -, fez com que muitos deles se sentissem novamente valiosos e importantes para o mundo.
Fla refugiados  (Foto: Patrícia Esteves)Charly Kongo é o porta-voz dos refugiados no Rio de Janeiro e apaixonado pelo Flamengo (Foto: Patricia Esteves)
- Você tinha que ver o rosto dos refugiados. A gente se sentiu igual aos outros. Sentamos em uma área que varias personalidades já passaram. Estávamos assistindo um jogo no Maracanã, que é um símbolo da grandeza do Brasil. Isso tudo contribui para nossa autoestima – ressaltou.
Fla refugiados  (Foto: Patrícia Esteves)"O Flamengo une as pessoas", diz Eli Fumu (Foto: Patricia Esteves)
Eli Albert Fumu, de apenas  17 anos, é outro apaixonado pelo time carioca. O jovem custou a chegar ao Rio depois de uma viagem de mais de um mês clandestino em um navio na companhia dos irmãos. O sonho era “encontrar um lugar fora de perigo”. Fã de Guerrero e com a camisa em punho, o estudante não tira o sorriso do rosto quando o assunto é o Flamengo. E se o passado é de tristeza, o presente é só alegria torcendo pelo Rubro-Negro. Ele é quem garante.

- O Flamengo foi a maior surpresa que encontrei aqui. Sou muito agradecido ao Brasil e ao Flamengo, que me aliviaram muitas coisas. Quando vêm aqueles pensamentos ruins, de não saber onde minha mãe está ou que meu pai já morreu, lembro do Flamengo. É muita alegria. Se eu pudesse, assistia aos jogos todo dia. Os vizinhos reclamam muito que a gente bate panela quando o Flamengo vence. O Flamengo une as pessoas – conta, com brilho nos olhos.
Apesar da grande vontade de estar em todos os jogos do no Maracanã, o grupo ainda ainda não tem condições de assegurar sua presença em todas as partidas do Flamengo. No entanto, a Cáritas trabalha para que parcerias com outras torcidas sejam feitas. 

Dentre tantos torcedores espalhados pelo mundo a fora, a nação rubro-negra ganhou mais alguns representantes. Desta vez, de outras nacionalidades. E se eles não nasceram em solo brasileiro, isso não é um problema. O amor pelo Flamengo parece já ter nascido neles. 

Rendimento de Cirino tem queda brusca, mas Fla dá voto de confiança

Após início empolgante no Carioca, atacante desce a ladeira do desempenho e perde espaço com a chegada de reforços. Diretoria diz que conta com ele para próximo ano.


Marcelo Cirino Flamengo x Figueirense Maracanã (Foto: André Durão)

O Marcelo Cirino de hoje está longe daquele que iniciou a temporada como titular absoluto do Flamengo. Contratado como reforço de peso, o veloz atacante ganhou moral com Vanderlei Luxemburgo e correspondeu em campo no começo de sua passagem pelo clube, com gols e arrancadas impressionantes. Mas o rendimento caiu bastante a partir da fase decisiva do Campeonato Carioca, e os bons momentos foram ficando cada vez mais raros tanto com Luxa quanto com os sucessores Cristóvão Borges e Oswaldo de Oliveira. O camisa 7 perdeu espaço no elenco com as chegadas de Guerrero e Emerson, hoje os titulares absolutos na frente, e também ficou devendo na maioria das vezes em que teve a chance de entrar no decorrer das partidas.
Cirino chegou ao Rubro-Negro em janeiro e fez 46 jogos até agora, com 11 gols marcados. Desses, nove foram no Carioca, onde disputou 17 partidas, todas como titular. No Campeonato Brasileiro, por outro lado, fez apenas um gol em 19 jogos - 10 como titular e nove como reserva. E na Copa do Brasil também só marcou uma vez em cinco partidas - três como titular e duas como reserva.
O último gol foi há mais de dois meses, no dia 26 de julho, na vitória sobre o Goiás por 1 a 0 no Brasileirão. Desde então ele ficou um mês fora por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda, e passou em branco nos oito jogos que disputou após ter se recuperado.
A torcida, que antes gritava o nome de Marcelo Cirino com gosto nas arquibancadas, agora pega no pé do atacante. Dentro do clube, no entanto, ele ganhou um voto de confiança. O técnico Oswaldo de Oliveira, por exemplo, elogiou o desempenho de Cirino contra Chapecoense e Atlético-MG em jogos recentes do time.
- Fico até feliz quando ele pode iniciar uma partida, porque faz parte desse processo de recuperação dele. É um jogador de quem eu gosto muito, já gostava quando ele jogava no Atlético-PR. Com a camisa do Flamengo, gosto muito mais. É um jogador com uma característica que gosto muito, que estou procurando explorar. É legal ter jogadores com características diferentes para ocupar os lugares. Fico feliz de tê-los para fazer uma função tática que gosto muito, de jogar do lado do campo para atacar, servir o companheiro, mas dar complementação tática também, compor a equipe na hora em que está se defendendo - disse o comandante.
Marcelo Cirino Flamengo (Foto: GloboEsporte.com)
O diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, por sua vez, garante que a princípio o Flamengo conta com Cirino no planejamento da próxima temporada, apesar de ele ser reserva e estar num momento ruim. Ele lembrou que o jogador foi alvo do interesse de clubes da Europa, como o Porto, na janela de transferências do meio do ano.

- Tivemos consultas no meio do ano, e o Flamengo não abriu mão dele. Isso já responde, né? A gente conta com ele, é um jogador que consideramos importante. Nós seguimos acreditando no Cirino. As oscilações que a equipe teve também acontecem com o jogador. Vemos nele grande potencial. A princípio contamos com ele, sim, para o próximo ano - afirmou o dirigente.
Marcelo Cirino foi contratado junto ao Atlético-PR em transação que envolveu também o fundo de investimentos Doyen Group. O atleta assinou por três anos com o Flamengo, mesmo período que o clube da Gávea tem para pagar o empréstimo de R$ 16,5 milhões para a compra de 50% de seus direitos econômicos - o valor será ajustado em 10% anualmente. Caso o Flamengo venda Cirino nesse período, fica com 20% do montante, e os outros 80% vão para a Doyen Group.

César Martins justifica sequência ruim do Flamengo: "Brasileiro é muito difícil"

Zagueiro rubro-negro destaca equilíbrio da competição nacional e elogia trabalho do treinador. "A gente tem que continuar com essa mentalidade do Oswaldo", afirma.


César Martins concede coletiva no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
César Martins deu coletiva no Ninho do Urubu nesta terça (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Após conquistar seis vitórias consecutivas, o Flamengo sofreu três derrotas nos últimos três jogos e voltou a sofrer no Campeonato Brasileiro. O time saiu do G-4, onde ficou por duas rodadas, e agora está a quatro pontos da zona da Libertadores, na sétima posição. Em três partidas, foram oito gols sofridos e apenas dois marcados. Como cair tanto de produção? Para o zagueiro César Martins, o equilíbrio e a dificuldade da competição nacional justificam o mau momento do Rubro-Negro.
- O Brasileiro é muito difícil de se jogar. É muito difícil ganhar de Avaí, Joinville, Chapecoense... Claro que essas derrotas não foram boas para nós, queríamos uma sequência maior de vitórias, mas no Brasileiro isso é muito difícil de acontecer - afirmou o camisa 3.
Mesmo com os últimos resultados, César Martins fez questão de elogiar o trabalho de Oswaldo de Oliveira, que segundo ele deu nova cara ao time do Flamengo. Desde que o treinador iniciou sua segunda passagem pelo clube da Gávea, foram 10 partidas, com seis vitórias, três derrotas e um empate. O defensor destacou ainda que a equipe não falhou na bola aérea no revés para o Vasco, no último domingo, ao contrário do que aconteceu no duelo anterior, contra o Atlético-MG.

- A gente tem que continuar com essa mentalidade do Oswaldo, que é de fazer nosso jogo e fazer com que o adversário se encaixe no nosso jogo, e não a gente se encaixar no jogo do adversário. A gente vem fazendo isso desde que o Oswaldo chegou, nosso comportamento em campo é totalmente outro. Tem que continuar com isso.
O Flamengo volta a campo neste domingo, às 11h, para enfrentar o Joinville no Maracanã, pelo Brasileirão. O time catarinense é o lanterna da competição, com 24 pontos.

Figueirense recebe oferta milionária para levar jogo com o Flamengo para Brasília

Clube só irá se pronunciar sobre o assunto depois da partida contra o Goiás.


Foto: Evaristo Sá / AFP
Figueirense recebeu uma proposta de uma empresa para levar a partida contra o Flamengo, marcada para o dia 14 de outubro às 22h, para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O valor seria de R$ 1,2 milhão. 

Castiel: "Figueira tem é que lotar o Scarpelli"
Para Bruno Alves, Figueirense terá 10 "finais" no Brasileirão
Mais notícias do 
Figueirense
Confira a tabela da Série A

Através da assessoria de imprensa do clube, o presidente alvinegro Wilfredo Brillinger comunicou que não se pronunciará sobre o assunto, mas confirma que houve uma oferta. Segundo Brillinger, o foco atualmente no Furacão é na partida contra o Santos, pela Copa do Brasil, e Goiás, domingo às 16h no Serra Dourada pela 29ª rodada do Brasileirão. 

Além disso, Brillinger garantiu que se pronunciará sobre o assunto logo depois da partida contra o Esmeraldino.
          Barcelona sofre sem Messi, mas vira no fim e vence com golaço de SuárezTime catalão sente falta de seu craque, sai atrás contra o Bayer Leverkusen, mas consegue dois gols em dois minutos e conquista primeira vitória na Champions

RESUMÃO

  • O JOGO
    Não foi à toa que, ao marcar o golaço que tirou o Barcelona do sufoco e garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Bayer Leverkusen, Luis Suárez virou para as câmeras, fez o número 10 com as mãos, numa referência a Messi. Sem seu principal craque, lesionado, o Barça sofreu muito para conseguir a primeira vitória nesta temporada da Liga dos Campeões. Precisou apelar para a raça, para os lampejos de suas outras estrelas. Assim, com dois gols em dois minutos já no fim da partida, a equipe catalã conseguiu a virada sobre o time alemão. Leia a crônica completa.
TABELA
O Barcelona assumiu a liderança do Grupo E da Champions, com quatro pontos, um a mais que o Bayer Leverkusen. O BATE Borisov, que venceu o Roma por 3 a 2, aparece na sequência, com três pontos, enquanto os italianos estão na lanterna, com apenas um. As equipes voltam a campo no dia 20 de outubro, pela terceira rodada: o Barça visita o BATE, e o Bayer recebe o Roma.

ÓRFÃOS DO ARGENTINO
Sem Messi, que ficará fora por dois meses, o Barcelona sofreu demais. Luis Enrique optou por manter o esquema tático e escalou o jovem Sandro no ataque, mas o garoto foi muito mal. Neymar e Suárez pouco se entenderam e erraram diversas tabelinhas. A criatividade era nula, apesar do tradicional domínio territorial blaugrana. A vitória veio em dois lances no fim do jogo - um deles graças ao brilho do uruguaio, que acertou lindo chute.

PECADO
O Bayer deve lamentar muito o revés sofrido. O time alemão foi melhor durante toda a partida. No primeiro tempo, não se intimidou por jogar no Camp Nou, pressionou o Barcelona, anulou os anfitriões e chegou ao gol com Papadopoulos, que cabeceou após cobrança de escanteio de Çalhanoglu. Na etapa final, porém, recuou demais e sucumbiu em dois lances.