Com sofrimento e gol 'cala a boca' de Messi, Barcelona vence e ameniza crise
Era
um jogo pela honra. Três derrotas seguidas, títulos perdidos, uma Liga
distante. Era um jogo para Messi.Na pior crise dos últimos anos, o
Barcelona precisava de seu melhor jogador...
Getty
Barcelona virou sobre o Athletic Bilbao no Camp Nou
Na pior crise dos últimos anos, o Barcelona precisava de seu melhor jogador. Messi apareceu. Marcou, de falta, o gol do 2 a 1 sobre o Athletic Bilbao. Um gol "cala a boca", com raiva, em uma cobrança de falta furiosa. O camisa 10 nem comemorou.
Antes, Aduriz havia aberto o placar para os bascos; Pedro empatara três minutos antes do gol de Messi.
Com o resultado, o Barcelona chega a 81 pontos, quatro a menos que o líder Atlético de Madri. Restam quatro rodadas, incluindo o confronto direto entre ambos, na última data da primeira fase.
O Barcelona entrou na partida pressionado pela pior fase dos últimos tempos. A equipe catalã havia perdido suas três últimas partidas e, nelas, praticamente todas as chances de conquistar um título neste fim de temporada.
O técnico Tata Martino teve problemas para escalar a equipe - Sergio Busquets, suspenso, foi substituído por Song; Neymar e Jordi Alba, lesionados durante a final da Copa do Rei, também foram desfalque pela primeira vez. Com Piqué e Puyol machucados, a defesa titular começou com Mascherano e Bartra.
A primeira boa chance da partida foi do Athletic Bilbao. O artilheiro Aduriz recebeu passe de Herrera e chutou para boa defesa de José Manuel Pinto.
Depois de um início sem muito brilho, o Barcelona começou a mostrar mais qualidade, graças a Iniesta no meio-campo e à dupla Pedro e Alexis. Substituindo Neymar e Fábregas, os dois eram boas opções pelas pontas e levavam perigo ao gol de Iraizoz. Aos 13 minutos, Pedro recebeu de Messi e concluiu nas mãos do goleiro; no minuto seguinte, foi o ponta que passou para Messi, e o argentino também parou no arqueiro rival.
A maior chance do Barcelona na primeira etapa aconteceu justamente em uma jogada de Pedro e Alexis. Após grande passe de Iniesta, o espanhol avançou pela direita e cruzou. O chileno, livre, chutou no travessão.
Mas o lance da primeira etapa foi do Athletic. Aduriz, grande jogador da equipe na temporada, arriscou uma bicicleta aos 30 minutos de jogo. A bola bateu na trave e, no rebote, Pinto defendeu a conclusão de Susaeta.
O Barcelona mostrava-se melhor que nas últimas partidas, mas faltava alguma coisa. Faltava Messi.
Aos 3 minutos da segunda etapa, o argentino apareceu para levar perigo em uma cobrança de falta. Mas, dois minutos depois, o Barcelona levou um duro golpe - Aduriz recebeu na intermediária, avançou e chutou cruzado. Pinto não conseguiu alcançar a bola, e o Athletic abriu o placar. Quatro minutos depois, Susaeta balançou a rede mais uma vez, mas o gol foi anulado corretamente, por impedimento.
Atrás no placar e podendo perder quatro jogos seguidos pela primeira vez em 14 anos, o Barcelona acordou. Então, começou a pressionar, mas a bola teimava em não entrar. Aos 15 minutos, Messi perdeu um gol em lance no qual raramente costuma falhar. Dois minutos antes, Iraizoz já havia impedido, com o pé, um gol de Pedro.
Mas, de tanto tentar, o Barcelona conseguiu. E precisou de apenas três minutos para mudar a cara da partida. Aos 27 minutos, Daniel Alves avançou bem pela direita e tocou para Alexis, que acionou Pedro, na pequena área. O espanhol não perdeu a chance. 1 a 1.
Três minutos depois, aos 30, Messi arrancou para marcar e foi derrubado, na entrada da área. Na cobrança, o argentino bateu forte, ao lado da barreira, surpreendendo Iraizoz e colocando o Barcelona na frente.
Depois de, enfim, voltar a marcar, ele não comemorou.
A torcida no Camp Nou, sim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário