terça-feira, 29 de setembro de 2015


Jürgen Klopp técnico Borussia Dortmund
















Nenhum treinador na Bundesliga tem tanto tempo de casa quanto Jurgen Klopp. Ao menos, isso será verdade até o próximo sábado, quando ele se despede daquele que foi seu lar nas últimas sete temporadas - e pode levar um título no adeus. O Borussia Dortmund encara o Wolfsburg na final da Copa da Alemanha e pode dar um último presente a esse alemão de 47 anos, nascido em Stuttgart, de 1,91 metro de altura.

São 334 jogos como técnico na Bundesliga: 102 pelo Mainz e outros 232 à frente do Dortmund. Pela equipe aurinegra, conseguiu um aproveitamento de 47%, com 158 vitórias, 83 empates e 93 derrotas. Nunca um treinador durou tanto tempo no comando do Borussia e nem venceu tanto pela equipe. Aliás, apenas seis outros profissionais na Bundesliga ganharam mais por uma mesma equipe. 

Muito além dos resultados, ele deixará saudades na muralha amarela, muito por conta de seu carisma, o que nos fez relembrar alguns momentos marcantes do técnico desde 2008. Veja abaixo.

DECLARAÇÕES 

"Quando você vê jogos assim, é o melhor emprego do mundo" (animado com vitória sobre o Arsenal no início da Champions 2014/15)

"Eu sempre quero tudo no volume máximo, ser como uma bomba" (comparando o seu Dortmund ao Arsenal de Wenger)

Klopp observa homenagem de torcida em sua despedida no Signal-Iduna-Park





















"Se o time do Barcelona dos últimos quatro anos fosse o primeiro que eu vi jogar quando tive quatro anos de idade... com a sua serenidade, ganhando de 5 a 0, 6 a 0... eu teria jogado tênis"

"É a maneira de sentir essa emoção sem usar drogas, nunca as consumi, mas tive grandes emoções e sigo tendo por jogar com os melhores da Bundesliga e os melhores a nível internacional"

Jurgen Klopp, Borussia Dortmund





















"A melhor notícia hoje é que o futebol acabou em 2014. Qualquer crítica que a gente receba agora é justificada. Estamos ali como idiotas completos e é totalmente nossa culpa" (lamentando o fato de o time estar na lanterna à época)

"Nós temos um arco e uma flecha. Se mirarmos bem, acertaremos o alvo. O problema é que o Bayern tem uma bazuca" (sobre a concorrência com o Bayern)

Jürgen Klopp Borussia Dortmund





















"Quando eu era jogador no Mainz, tínhamos 800 torcedores em sábados chuvosos e se alguém morresse ninguém iria noticiar ou ir ao nosso funeral"

"Foi como um ataque do coração, Aconteceu um dia depois da vitória contra o Málaga (nas quartas de final da Champions de 2012/13). Tive um dia para comemorar e aí alguém pensou: 'chega, volte para o seu lugar no chão'." (sobre a saída de Gotze para o Bayern)

Juergen Klopp borussia dortmund


















"Temos o grande desafio do futebol: enfrentar um time italiano que só precisa de um empate" (diante da necessidade de vencer o Juventus nas oitavas de final desta Champions)

"Eu nunca consegui transmitir para o campo o que se passava no meu cérebro. Meu talento era para a quinta divisão e a cabeça para a Bundesliga" (sobre o Klopp jogador)

Juergen Klopp, técnico do Borussia Dortmund, ganha banho de cerveja na comemoração










CAMPANHAS E TÍTULOS
Campeão da Bundesliga (em 2011 e 2012), da Copa da Alemanha (em 2012), da Supercopa da Alemanha (em 2013 e 2014), vice-campeão da Liga dos Campeões (em 2013) e treinador do ano (em 2011 e 2012). No canto superior direito, a campanha do Borussia nas seis primeiras das sete temporadas sob o comando de Klopp. Essa última, de 2014/15, foi a pior de Klopp, terminando na sétima colocação.

Infográfico Klopp

















O FUTURO
Klopp deixa Dortmund sem um futuro definido. Ele chegou a ser especulado no Real Madrid, que está perto de anunciar o espanhol Rafa Benítez. Assim, a Inglaterra surge como destino mais provável do alemão. Liverpool e Manchester City largam como favoritos.

O SUCESSOR
Thomas Tuchel terá a missão de substitui-lo. O treinador de 41 anos, a exemplo de Klopp, assume o Borussia após se destacar no Mainz. Tuchel, que já havia substituído o colega no ex-clube, se destacou em 2011, quando sua equipe venceu as sete primeiras partidas na Bundesliga, incluindo um triunfo fora de casa sobre o Bayern, e terminou em quinto lugar no torneio. Em 2014, ele levou o Mainz à Liga Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário