Jogo histórico: 33 anos de Fast x Cosmos no antigo Vivaldo Lima
O New York Cosmos foi um dos times mais populares do futebol dos Anos 70/80. Fruto de uma estratégia para popularizar o esporte bretão entre os estadunidenses
Estádio Vivaldo Lima com mais de 80 mil torcedores. Carlos Alberto Torres expulso por agredir fisicamente o bandeirinha do jogo. Fast Clube enfrentando um dos mais famosos times do futebol mundial em plena capital amazonense. Estes e outros fatos inusitados, e únicos, tiveram lugar em um domingo ensolarado, dia 9 de março, há 33 anos, que marcou um dos dias mais glorioso do saudoso Vivaldão.
O New York Cosmos foi um dos times mais populares do futebol dos Anos 70/80. Fruto de uma estratégia para popularizar o esporte bretão entre os estadunidenses, o time investiu na contratação de craques renomados para tentar alavancar a modalidade, tendo contado até com Pelé entre 1975 e 1977.
Paixão
Quem pôde presenciar o acontecimento destaca a grandeza do fato. Claudio Nobre, atual vice-presidente do Fast, foi mascote no jogo. “Aquilo foi uma loucura, tinha gente em todos os cantos do estádio, por cima das marquises, no túnel, foi um acontecimento que movimentou toda a cidade”, relata Nobre.
Já José Almeida, cronista esportivo na época, conta do impacto que o evento nos administradores do Vivaldão na época. “Ficamos imaginando que se o Fast tivesse feito um gol , o estádio viria abaixo. Quase aconteceu em uma jogada de Fabinho, que tentou finalizar de calcanhar e perdeu o tento”, diverte-se Almeida. Os 56.890 torcedores pagantes constituem-se em um recorde inabalável.
Comentários em ordem cronológica
TOTAL 10 COMENTÁRIOS
leo gil farias
09 mar 13, 1:22 pm (há cerca de 1202 dias, 28852 horas)
- Recomendar? (2)
- Relatar abuso (0)
Orgulho de nesse dia estar presente nesse jogo inesquecivel o maior publico no estadio,lembro me que antes do jogo houve salto de paraquedistas que faziam parte da festa, como o tempo passa mas e maravilhoso reviver os tempos aureos do futeol local.
tambem me orgulho de ter participado dessa epopeia , pois saltei de para quedas e atingi o centro da bolinha nesse dia. Tempos bons que o nosso futebol proporcionou, só restaram saudades , é isso ai meu irmao.
Hipolito Franclin
09 mar 13, 5:45 pm (há cerca de 1202 dias, 28847 horas)
- Recomendar? (0)
- Relatar abuso (0)
Quanto foi o Jogo? Qual a escalação dos dois times...?
Mesmo sendo Nacionalino nato, eu tava lá, pois foi um momento historico pro futebol do Amazonas, época em que o povo de Manaus, ainda não se iludia com futebolzinho do Rio e de São Paulo, bela época, bons tempos.
DÉCIO FIGUEREDO
11 mar 13, 6:30 pm (há cerca de 1200 dias, 28799 horas)
- Recomendar? (0)
- Relatar abuso (0)
O PROJETO FOI DO MEU AMIGO JOAQUIM ALENCAR,JOÃO TORES,MANUEL MUNIZ E TABAJARA FERREIRA,QUE INFELIZMENTE NÃO SAIU O SEU NOME NA MATÉRIA,ELE FÊZ VÁRIOS EVENTOS O FAST X SELEÇÃO DA POLONIA,PACTO AMAZONICO VINDO JOGAR AQUI TODOS OS TIMES DOS PAISE AMAZONICOS,FAST X FLAMENGO,FAST X FLUMINENSE ENTRE OUTROS PARABENS.
ESTE EVENTO FOI O MAIOR QUE JÁ SE VIU.
ESTE EVENTO FOI O MAIOR QUE JÁ SE VIU.
Antonio Barroso de Sousa Neto
17 mar 13, 10:39 pm (há cerca de 1194 dias, 28650 horas)
- Recomendar? (0)
- Relatar abuso (0)
Fato histórico, sem dúvidas. Estava presente na arquibancada do Vivaldão, foi um jogo memorável, máxime pela presença do Pelé, Carlos Alberto Torres e Romerito. Acho que foi o maior público de toda a brilhante história do Vivaldão. Ainda perdi um óculos Ray Ban, légitimo lógico, pois na época não havia invãsão dos falsificados. Quem o encontrar será bem gratificado.rsrsrsrsrsrsrsrsrs
ZAQUEL BELÉM
04 abr 13, 1:37 pm (há cerca de 1176 dias, 28227 horas)
- Recomendar? (0)
- Relatar abuso (0)
No site Baú Velho, Carlos Zamith esclarece o mito de que havia 80.000 torcedores no estádio. Não havia, os 56.890 foi o público total daquela tarde de domingo, conforme o levantamento que ele fez do borderô.
Caro Antônio Neto. PElÉ não estava mais jogando bola em 1980. Acho vc viu alguém parecido com ele. PElÉ se despediu pelo COSMOS em 1977....
JOSE MARIA ROCHA DE OLIVEIRA
26 fev 14, 3:29 pm (há cerca de 848 dias, 20354 horas)
- Recomendar? (0)
- Relatar abuso (0)
Faz 33 anos, Cosmos 0 x 0 Fast. Projeto trazido e colocado em prática por ilustres amazonenses entre os quais o Joaquim Alencar, amigo e colega que comigo estudou no Colégio Agrícola (o velho Paredão), o apelido dele no Colégio, o meu Samba de Breque ou simplesmente BREQUE. O Tempo passou e rápido. Hoje nós, já idosos, não velhos pois velho é o Diabo. Joaquim Alencar, mando-lhe o meu abraço sincero e recebo certamente o seu. Lembranças do Amigo, e lembranças do velho Colégio. Que DEUS te abençoe !"
O Futebol do Amazonas tem futuro, não tenho dúvidas, tiremos o Presidente atual da FAF, Ivan Guimarães e coloquemos o Joaquim Alencar - E tudo vai dar certo. Obrigado e Tchau !!!
Assinado - JOSÉ MARIA ROCHA DE OLIVEIRA, Breque, ou 9197-4738. Trabalho na Secretaria de Estado SEAD - 4009-9189, Setor Comissão CRD. Tchau !!!
O Futebol do Amazonas tem futuro, não tenho dúvidas, tiremos o Presidente atual da FAF, Ivan Guimarães e coloquemos o Joaquim Alencar - E tudo vai dar certo. Obrigado e Tchau !!!
Assinado - JOSÉ MARIA ROCHA DE OLIVEIRA, Breque, ou 9197-4738. Trabalho na Secretaria de Estado SEAD - 4009-9189, Setor Comissão CRD. Tchau !!!
Marcus Almir
20 jan 16, 5:06 pm (há cerca de 155 dias, 3720 horas)
- Recomendar? (0)
- Relatar abuso (0)
Sou filho do saudoso Almir Macarrão Zagueiro do Sulão (Sul América) ele jogou o clássico da colina SUL AMERICA 8 x 0 SÃO RAIMUNDO. Não vi esse jogo ( ainda não tinha nascido) mais já como garotinho lembro de ir aos estádios com meu Pai, Colina,Parque Amazonense e Vivaldão, bons jogos estádios cheios - disco voador lembram, meu sanduba preferido. Flaviano Limongi Presidente da FAF- A Charge do Miranda - A cronica do dia na palavra de Josué Claudio de Souza, Amadeu Teixeira lenda do America entre outros, todos "FERAS" onde estão os frutos plantados por eles? Resgatem nosso Futebol, não é possível que não exista ninguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário