São Paulo , SP
A convocação de Fernando Prass, do Palmeiras, vinha sendo especulada há quase duas semanas. Essa será a primeira vez que o goleiro de 37 anos defenderá a Seleção Brasileira. Ele foi chamado porque o Benfica não aceitou liberar o garoto Ederson para a disputa dos Jogos. Como o torneio é realizado fora das datas reservadas pela Fifa, os clubes não são obrigados a ceder os jogadores para as seleções.
Havia a expectativa de que Micale oficializaria a volta do zagueiro Thiago Silva à Seleção, mas o técnico optou pela convocação do atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique. A participação do jogador nos Jogos se deu após um acordo alinhavado com o clube alemão pelo ex-coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi.
Neymar, do Barcelona, já tinha a convocação certa. O clube catalão impediu o atacante de disputar a Copa América Centenário, mas entrou em acordo com a CBF e liberou a ida para a equipe olímpica. Essa será a segunda participação do astro brasileiro nos Jogos. Ele esteve em campo na campanha que rendeu a medalha de prata ao Brasil em Londres 2012 – o time perdeu a final para o México, por 2 a 0.
Entre os atletas com idade olímpica, Micale manteve a base que vinha sendo convocada para amistosos. Entre os destaques estão o palmeirense Gabriel Jesus, os santistas Gabigol, Zeca e Thiago Maia, o são-paulino Rodrigo Caio, o atleticano Douglas Santos e o gremista Luan. Das equipes estrangeiras foram chamados o zagueiro Marquinhos (PSG-FRA) e os meias Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP), Felipe Anderson (Lazio-ITA) e Fred (Shakhtar Donetsk-UCR).
As convocações dos jogadores que atuam no Brasil desfalcarão as equipes por pelo menos seis rodadas no Campeonato Brasileiro. Até o momento, nenhum time manifestou publicamente o interesse de vetar a participação dos atletas nos Jogos.
Micale desenvolveu todo o trabalho de preparação da equipe olímpica e foi confirmado como técnico do time após a demissão de Dunga. A intenção da CBF era ter Dunga nos Jogos, mas o treinador foi dispensado após o fracasso na Copa América Centenário. Tite, que assumiu a Seleção principal, não aceitou o posto no Rio 2016.
A medalha de ouro olímpica é o único título que falta ao futebol brasileiro. A equipe chegou à final em três ocasiões, em 1984, 1988 e 2012, mas ficou com a prata em todas elas. A Seleção também conquistou o bronze em duas oportunidades, em 1996 e 2008.
O Brasil estreia no Rio 2016 em 4 de agosto, contra a África do Sul, no estádio Mané Garrincha. Três dias depois, a equipe enfrentará o Iraque, também em Brasília. O time canarinho encerra a participação na fase de grupos diante da Dinamarca, no dia 10, na Fonte Nova.
Veja a lista com os 18 jogadores convocados para as Olimpíadas do Rio de Janeiro:
Goleiros: Fernando Prass (Palmeiras) e Uilson (Atlético-MG)
Defensores: Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Rodrigo Caio (São Paulo), Zeca (Santos), Douglas Santos (Atlético-MG), Luan (Vasco) e William (Internacional)
Meio-campistas: Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP), Rodrigo Dourado (Internacional), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR), Thiago Maia (Santos) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)
Atacantes: Neymar (Barcelona-ESP), Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Gabriel Jesus (Palmeiras), Gabriel (Santos) e Luan (Grêmio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário