quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Com Platini, Fifa confirma sete candidaturas em eleição para presidência


Conheça os candidatos à presidência da Fifa7 fotos

6 / 7
ALI BIN AL-HUSSEIN - Príncipe jordaniano teve o apoio da Uefa quando disputou eleição em maio de 2015, sendo superado por Joseph Blatter. Al-Hussein tem 39 anos, é presidente da Federação da Jordânia, e chega para o pleito do dia 26 de fevereiro sem a mesma força de Gianni Infantino, o preferido da Uefa. Dave Thompson/Getty Images
A Fifa confirmou nesta quarta-feira (28) o registro de sete candidaturas na eleição para a presidência da entidade. Michel Platini, o príncipe da Jordânia Ali Bin Al Hussein, Musa Hassan Bility, Jérôme Champagne, Gianni Infantino, o sheik Salman bin Ebrahim Al Khalifa e Tokyo Sexwale concorrerão ao posto que Joseph Blatter na eleição do dia 26 de fevereiro.
Quem ficou de fora da lista foi o ex-jogador Zico. Para firmar candidatura, era preciso o apoio de pelo menos cinco federações filiadas à Fifa, o que não foi obtido pelo brasileiro. Em entrevista na última terça, o ídolo flamenguista reclamou dos critérios da eleição.
Inicialmente era esperado o registro de oito candidaturas. O ex-jogador de Trinidad e Tobago, David Nakhid, chegou a anunciar que também concorreria ao pleito e que havia obtido o apoio necessário para participar da eleição, o que acabou não ocorrendo. A justificativa da Fifa é a de que uma das cinco federações que apoiou Nakhid também apoiou outro candidato. O voto duplo foi cortado, e Nakhid não atingiu o mínimo de cinco federações.  
Já Platini ainda não sabe se poderá concorrer, pois está suspenso de qualquer atividade no futebol até janeiro devido a suspeitas de corrupção. O comitê eleitoral da Fifa anunciou que sua candidatura não será registrada enquanto durar a punição. Caso a pena seja reduzida ou extinta, a comissão irá deliberar sobre sua participação no pleito. Responsável pela investigação sobre o dirigente, o comitê de ética prometeu uma resolução do caso antes das eleições.
As sete candidaturas serão submetidas ao comitê de ética da Fifa, que fará uma investigação sobre a integridade dos concorrentes e a documentação entregue - gerando um relatório que será entregue ao comitê eleitoral. Com base neste relatório, os responsáveis pelo pleito decidirão a validade de cada candidatura.
Ao todo, 209 federações associadas à Fifa têm direito a voto, que é secreto. A África tem o maior colegiado na entidade, formada por 54 federações. A Europa é representada por 53 federações. A bancada da Ásia na Fifa é formada por 46 associações. A Concacaf tem 35 votos. A Conmebol tem direito a 10 votos, um voto a menos que a Oceania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário