A ida para os Estados Unidos, no começo do ano, rendeu ao Atlético valorização da marca no mercado internacional, além da única taça, até o momento, na temporada. Mas o atual campeão da Florida Cup ainda não bateu o martelo se irá aceitar o convite para defender o título. 
Campeão do torneio amistoso ao vencer Schalke 04 (ALE) e Corinthians, o Galo foi convidado a participar da edição de 2017 da competição imeditamente após a vitória diante dos paulistas. Mas há uma forte corrente no clube que acredita ter sido prejudicial interromper uma pré-temporada na Cidade do Galo por uma longa viagem para os EUA.
O Galo confirmou a participação na Florida Cup de 2016 em agosto do ano passado. Seria o terceiro clube brasileiro no torneio, com Fluminense e Timão. E a jornada começou seis dias após o início da pré-temporada (4 de janeiro). A estadia nos EUA foi pouco mais de uma semana. O clube retornou ao Brasil em 19 de janeiro. Oito dias depois, já estava em campo para o primeiro jogo oficial da temporada. Derrota para o Flamengo, por 2 a 0, pela Primeira Liga.
Na Florida Cup, o elenco teve apenas a baixa de Thiago Ribeiro, lesionado na coxa. Já Carlos e Luan se ausentaram também no começo. O atacante sofreu fratura no ligamento do tornozelo em um treino na Cidade do Galo. Já o meia-atacante foi poupado por conta de dores no joelho direito.